Vantagens de se Implantar e Manter a ISO 9001 em uma Empresa

Por Sônia Jordão

A implantação da ISO 9001 oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, por aumentar na satisfação dos clientes, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade e a rentabilidade. Além desses benefícios também melhora a credibilidade junto a seus clientes. Serve ainda para:

 

  • Atender a clientes que já possuem um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) implantado e exigem o certificado de seus fornecedores;
  • Se preparar para crescer; 
  • Trazer para dentro da organização os conhecimentos das pessoas que trabalham nela. Assim, se uma pessoa, por exemplo, ganhar na loteria ou se aposentar e deixar o emprego, o seu trabalho terá continuidade de maneira mais fácil; 
  • Ajudar quando há na organização atividades complexas ou quando várias pessoas exercem a mesma atividade e é preciso que elas façam essa atividade da mesma forma; 
  • Melhorar na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências e quando é preciso treinar novos colaboradores; 
  • Melhorar a moral e a motivação da equipe, já que entende o porquê faz suas atividades e se motiva; 
  • Reduzir o número de falhas e os custos com qualidade (refugos, retrabalho, devolução); 
  • Aumentar da competitividade, com custo mais baixo.
  •  

    Organizações já certificadas e que ainda não passaram por auditoria na versão 2015, precisam fazê-lo ainda no primeiro semestre de 2018, para não perderem seus certificados, . A adequação para a nova versão traz muitas melhorias para a empresa, principalmente se for acompanhada por uma consultoria com conhecimento suficiente para ajudar a empresa a interpretar a norma e implantar estas melhorias.

    A versão 2015 da ISO 9001 apresenta, ainda, as seguintes vantagens:

     

  • Mentalidade de risco, ou seja, a direção, juntamente com a liderança identifica os riscos tanto do negócio como de cada processo em particular e é capaz de tomar ações para mitigá-los ou até mesmo eliminá-los. 
  • As mudanças são controladas, o que permite uma análise crítica antes da implementação, ou seja, as alterações propostas estão alinhadas com as estratégias determinadas; 
  • Controle dos processos, ou seja, as atividades chaves passam a ser monitoradas e uma melhoria global é percebida curto, médio e longo prazo; 
  • Mostra o caminho para o planejamento de objetivos, bem como de estratégias para o alcance desses objetivos; 
  • Maior consciência coletiva já que a norma estimula o entendimento pelos colaboradores como responsáveis pelas diversas atividades realizadas na empresa;
  • Aumento da capacidade de atender as expectativas dos clientes já que os requisitos são totalmente voltados para esses aspectos; 
  • Imagem positiva acarretando na conquista de novos mercados e, consequentemente, em maior lucro; 
  • Colaboradores mais seguros na realização das atividades uma vez que as condições mínimas para execução foram previamente disponibilizadas.
  •  

    A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua. Além disso, é voltada para os resultados dos negócios.

    O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que existem nas organizações, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro, o Sistema de Vendas. Ao se implantar o SGQ busca-se algo que seja compatível com a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais.

    As organizações precisam ser lucrativas, pois uma organização não lucrativa pode falir. E se fechar vai prejudicar não somente os funcionários da empresa, mas também as famílias desses funcionários. Sem falar que prejudica também os clientes e a comunidade que precisam da organização.

    Algumas empresas têm clientes que preferem comprar de empresas certificadas na ISO 9001. E como ela quer continuar fornecendo para esses clientes, busca a certificação com o único objetivo de manter ou conseguir um novo cliente. Depois de se certificar, a empresa percebe que a certificação valeu a pena, já que obteve inúmeros benefícios:

    Para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da forma que são realizadas e posteriormente verifica se todos fazem da forma que está escrito. Caso contrário, revisa-se a documentação ou treina-se as pessoas a fazerem como está escrito. Assim, depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos farão como está escrito. Obtém-se, então, uma padronização da forma de se realizar os processos. Só que isso acontece elevando-se o nível de cada processo, já que se padroniza a melhor maneira de se fazer o que precisa ser feito.

    Durante a implantação da norma cria-se também o hábito de registrar o que se faz. Esses registros evidenciam a forma como foram realizadas as atividades, para se ter um histórico do que aconteceu e para se obter dados importantes para a tomada de decisão. Além disso, facilitam a programação das atividades futuras melhorando a performance da equipe.

    Uma norma bem implantada leva à redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício. Também leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, o que na maioria das vezes ajuda a baixar os preços. Isso garante uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa. É um ciclo de melhorias contínuas. A Organização planeja a melhoria, implanta e checa para ver se está tudo de acordo. Caso positivo padroniza-se a solução e, depois, pensa-se em novas melhorias. Caso contrário, atua-se no problema para solucioná-lo. Com isso, a empresa segue tornando-se cada vez melhor e aumentando sua competitividade, num mundo globalizado, onde quem não é competitivo tende a sair do mercado.

    Sônia Jordão é especialista em liderança, palestrante e escritora, com centenas de artigos publicados.  Autora dos livros: “A Arte de Liderar” – Vivenciando mudanças num mundo globalizado, “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo”, “E agora, Lívia? – Desafios da liderança” e de “E agora, Alex? Liderança, talentos, resultados”. Co-autora dos livros “Ser + com T & D” e “Ser + com palestrantes campeões”.

    Portal: www.soniajordao.com.br

    Email: contato@tecerlideranca.com.br

    Canal: www.youtube.com/soniajordao

    Fanpage: www.facebook.com/fanpagesoniajordao