Coaching X Crescimento de uma Empresa

Por Andreia Gonçalves

Empresas que desejam aumentar a produtividade, sobreviver à competitividade, criar e manter um excelente clima organizacional, entre outros resultados, podem contar com um aliado conhecido e aplicado há muitas décadas em diversas partes do mundo, mas que no Brasil só começou a ganhar força recentemente. Estamos falando do Coaching Executivo.

Essa metodologia foca no desenvolvimento humano, o que estimula o crescimento pessoal e profissional de um indivíduo ou de um grupo, uma vez que as ferramentas aplicadas durante o processo transformam pessoas em profissionais mais produtivos, focados e autoconfiantes. 

Diversos são os benefícios proporcionados pelo Coaching Executivo, dos quais podemos destacar:

Diminuição da rotatividade: 

Colaboradores que têm o privilégio de passar por um processo de coaching, têm também mais vontade de crescer em suas empresas, de colaborar positivamente e se tornam mais fiéis a organização.

Aumento da produtividade:

Colaboradores que passam pelo processo de coaching se tornam mais confiantes, têm mais vontade de fazer a diferença em seus ambientes de trabalho, e, portanto, empenham-se mais e são muito mais produtivos.

Auto confiança

O processo de coaching é pensado para que uma pessoa desenvolva e aumente suas habilidades e competências e, consequentemente, seu desempenho. Dessa forma, o colaborador começa a se sentir cada vez mais confiante em si mesmo e capaz de guiar sua própria vida, suas ações, e de tomar decisões importantes que beneficie, não somente ele, mas toda empresa.

Criatividade e capacidade de ação:

Estando mais confiante em si mesmo e em sua capacidade, o colaborador começa a buscar soluções eficazes para situações do cotidiano de uma empresa.

O coaching executivo também influencia os coachees à uma tomada de decisão mais rápida e assertiva e direciona a energia para o foco em metas e resultados, além de contribuir com o aumento da sinergia e relacionamento interpessoal. 

Como o Coaching executivo acontece?

O processo ocorre de forma a levar um profissional, equipe ou empresa do ponto onde se encontra atualmente para o ponto onde deseja estar no futuro. 

A metodologia fornece novos caminhos, libertando todo o potencial necessário para o alcance de um patamar mais alto de desempenho profissional. Assim, mais do que trabalhar pontos fracos, os pontos fortes são fortalecidos e, em contrapartida, há um resgate e/ou aumento da autoestima, o que é fundamental para o alcance de metas e objetivos de uma empresa. 

O grande diferencial entre outras técnicas motivacionais aplicadas em empresas visando elevar o resultados para o Coaching executivo, é que as ações que são definidas ao longo do processos saem do papel, provocando o indivíduo ou equipe a sair da sua zona de conforto e a entrar em ação. 

Um acompanhamento dessas ações é realizado pelo Coach, sempre atrelado a feedbacks. 

Enfim, por meio desse processo são desenvolvidas competências que fortalecem os profissionais e, consequentemente, a empresa passa a encarar os desafios do mundo empresarial com muito mais tranquilidade e assertividade.

Frente a tantas questões desafiadoras que impactam na saúde da empresa no curto, médio e longo prazo, o coaching executivo mostra seu valor.

Entre em contato com a Tecer Liderança e saiba mais. 

Andreia Gonçalves tem formação superior pelo CEFET-MG em Normalização e qualidade. É coach, formada pela SBcoaching e pós graduada pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais em competência e coaching. Em 2014 lançou o livro “Recrie-se para seu crescimento profissional”. Atua com sistemas de gestão desde 1999 e já ajudou dezenas de empresas a obterem a certificação ISO 9001. Dentre essas empresas, podem ser destacadas: CPUTi, SEIVE, WRG, Açocon, Pipe, Metalvale, Vallourec e Sumitomo, AIX Sistemas, Sofir do Brasil, Trifilar, Drive A entre outras.

Site: www.andreiag.com.br

Email: andreia@tecerlideranca.com.br